quarta-feira, 7 de abril de 2010

Iniciando um projeto


Caros amigos,
estou, há cerca de um ano, trabalhando em um projeto de pós-doutoramento que tem como objeto de pesquisa um tratado de "filosofia moral" do século XVII intitulado "De arte voluntatis, libri sex: in quibus Platonicae, Stoicae, & Christianae disciplinae medulla digeritur, succo omni politioris Philosophiae expresso ex Platone, Seneca, Epicteto, Dione Chrysostomo, Plotino, Iamblicho, & alÿs: quorum sensa subtiliora artificiosiùs ordinantur; nonnulla emendantur, plurima adauntur nove, & argute" - ou, em poucas palavras, apenas "De arte voluntatis" (que poderia ser traduzido por "A arte de conduzir a vontade", tal como foi traduzido para o francês). Escrito em 1631, em latim, pelo padre jesuíta Juan Eusébio Nieremberg, o tratado foi traduzido para o francês e para o italiano ainda no século XVII e foi muito lido em toda a Europa e mesmo na América (inclusive no Brasil) até o século XVIII.
Estou, atualmente, trabalhando numa comparação entre as versões francesa e italiana com a original latina, além do trabalho de análise a que me proponho com a pesquisa de pós-doutoramento (sobre a qual falarei em outros posts). E, visto que venho traduzindo longos trechos da obra (uso, para tanto, sobretudo as traduções francesa e italiana, visto que meu latim só me tem permitido, até o momento, comparar rapidamente essas versões com o original a fim de identificar "acréscimos" ou "extrações" do texto, para que a análise a que me proponho seja o mais completa possível), achei que poderia ser interessante começar um novo périplo - que findará, espero!, com o fim do prazo para a entrega do relatório final do trabalho de pesquisa -, que é o de ir publicando, pouco a pouco, as traduções que venho fazendo.
O material é, de fato, bastante interessante e me proponho, inclusive, a ir acrescentando comentários e transcrições de trechos do original latino.
Vamos ver onde conseguirei chegar com isso!!!
Se alguém se interessar em acompanhar esse trabalho e divulgá-lo, serei muito grato... mais grato ainda ficarei se receber daqueles que acompanharem ou que, por ventura, esbarrarem por aqui, comentários e contribuições acerca da obra e do autor (sobre quem, em breve também, escreverei uma pequena biografia).
É isso!
Paulo Roberto de Andrada Pacheco

Um comentário:

  1. OLÁ PAULO ROBERTO, SOU MARIA ISABEL, PRESIDENTE DO CENTRO ACADEMICO DA PEDAGOGIA - UNESP/IBILCE CAMPUS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, GOSTARIA DE CONVIDÁ-LO PARA PARTICIPAR DE UM EVENTO: CAFÉ FILOSÓFICO: VALORES NA EDUCAÇÃO. AGUARDAMOS RESPOSTA.
    caped_contato@yahoo.com.br
    bebel_ric@yahoo.com.br
    17 8813.3535
    OBRIGADA

    ResponderExcluir