segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Terceiro meio - Capítulo XI

CAPÍTULO UNDÉCIMO
A Esperança de agir bem no futuro e, dessa forma, reparar os erros do passado, nos diverte e nos engana algumas vezes. Acreditamos que, tendo adquirido bastante saber e enchido nosso espírito com uma infinidade de conhecimentos, nós os colocaremos em prática facilmente e receberemos de nós mesmos, como se viesse de uma segunda fonte, os meios para exercer a Virtude. Mas, como é vão o nosso conhecimento! Como ele se parece mais com uma paralisia! E, podemos dizer ainda mais, como somos extravagantes por causa da nossa muita razão! Não somos, certamente, menos extravagantes do que aquele que, esperando comer à mesa de um Rei, e jejuando nessa espera para se preparar a fim de degustar melhor as delícias da boa carne, morreu, enquanto isso, de fome. Negligenciamos a vida presente, aquela que é a única que podemos chamar nossa e que nunca será suficientemente boa se não sofrer desde já na busca de torná-la de fato boa. Como fazemos belas propostas de bem viver! Mas, como agimos mal nesse sentido! Como nossa intenção é generosa! Mas como nossos efeitos são covardes! Todos os dias, nós nos resolvemos a reformar a nossa vida; todos os dias, queremos sair do vício; mas nossa emenda está sempre apenas em nossa ideia; e a inocência que meditamos não sai de nossos pensamentos e desígnios. Concebemos uma vida pura e virtuosa; e a concebemos com um coração impuro e sujo pelas nossas afeições desordenadas. Parecemo-nos com os Cisnes que, por manter os pés continuamente no banho e sempre se lavar, sempre os têm, no entanto, pretos. O resto de seus corpos, que está fora da água, é muito limpo, é extremamente branco. Assim também nós: apenas essa porção de vida pela qual, em nós, fazemos tão belos projetos e tomamos tão sãs resoluções, aquela que está fora do tempo presente e que talvez nunca venha a fazer parte do tempo presente, possui pureza, é limpa e branca, por assim dizer; todo o resto é sujo e preto. Dessa forma, meditamos sobre nossa correção, mas não nos corrigimos de verdade; temos pressa com relação a isso, numa eterna indiferença.

NIEREMBERG, Jean Eusebe. L'art de conduire la volonté selon les preceptes de la Morale Ancienne & Moderne, tirez des Philosophes Payens & Chrestiens. Traduit du Latin de Jean Eusebe Nieremberg, Paraphrasé & de beaucoup enrichy par Louys Videl, de Dauphiné. Dedié à Monsieur de Lionne, Conseiller d'Estat ordinaire & Secretaire des Commandements de la Reyne Regente. Paris: Chez Jean Pocquet, 1657, pp. 311-312.

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